Prefeitura de Mamanguape promove debate em praça pública no Dia da Consciência Negra

A Prefeitura de Mamanguape realizou, nesta segunda-feira (20 de novembro) um evento para o Dia da Consciência Negra, com o tema ”Respeito não tem cor, tem consciência”, promovendo debate sobre o tema, através de um Cine Debate, com exibição de curtas metragens, abertura de discussão com professores convidados e apresentações culturais.

O evento aconteceu no largo da Igreja Nossa Senhora do Rosário. Filmes de curta metragem apresentados chegaram a emocionar os presentes, abordando o racismo, a figura icônica de Zumbi dos Palmares e a política pública de Cotas Estudantis. Também teve apresentação de grupos culturais como: Hip Hop, liderado pelo jovem Thiago, que recentemente esteve na Argentina com o apoio da Prefeitura e Associação de Capoeira Badauê.

O professor, historiador e secretário adjunto da Educação, Aldo Mendonça, disse que boa parte das escolas da Rede Municipal de Ensino trabalhou o tema. Ele lembrou que foi um momento de grande importância, podendo refletir sobre a condição do negro no Brasil, alevantar os aspectos históricos e sociológicos da realidade, propondo reflexão coletiva a cerca de debater o tema, no sentido de envolver a sociedade para esses grupos possam se sentir incluídos fazendo parte da história.

Na sua explanação, Aldo fez referência à realização do evento no Rosário, em função de lá ter funcionado no passado uma irmandade que defendia interesses dos escravos, lutava pela liberdade e dava assistência. O professor detalhou a vida do escravo Honorato, que viveu pelos engenhos do município e suicidou-se as margens do Rio Mamanguape.

A realização do evento da Prefeitura Municipal de Mamanguape envolveu a Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Direitos da Mulher, Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, Chefia de Gabinete e teve o apoio da Secretaria de Turismo.