Mamanguape sedia Oficina Regional de Educação Permanente em Saúde

O município de Mamanguape sediou nesta quarta-feira (30) a Oficina Regional de Educação Permanente em Saúde no Vale. O objetivo é sensibilizar e mobilizar gestores, trabalhadores, instituições de ensino e controle social para o debate da Educação Permanente, em consonância com as necessidades locais para a qualificação dos trabalhadores do SUS. O encontro aconteceu no […]

30/01/2019 17h33 Atualizado há 5 anos atrás

O encontro aconteceu no auditório da Escola Técnica Estadual João da Matta e reuniu gestores em saúde, técnicos e profissionais da área de toda a região. Entre os prefeitos, apenas a prefeita de Mamanguape, Eunice Pessoa, esteve presente. Durante todo o dia foram realizados debates para rediscutir os processos trabalho dentro da atenção à saúde, seja na atenção básica, no âmbito hospitalar ou em qualquer outro ambiente de saúde dos municípios.

O secretário de saúde Antônio Neto participou do evento ao lado da prefeita Eunice Pessoa e destacou a importância da iniciativa por parte da 14ª Regional em Saúde. “Apesar de estar em vigor desde o ano de 2004, ela não vinha sendo implementada pelos municípios e o evento promovido pela 14ª faz com que Mamanguape e mais 10 municípios da região saiam na frente”, disse.

Dentre as discussões entabuladas, estavam os processos de trabalho para melhorar a atenção à população. Durante todo o dia foram realizadas várias mesas redondas para debater o contexto atual da educação permanente da saúde na Paraíba, o controle social, atenção básica, vigilância em saúde, linhas de cuidado e educação permanente em saúde.

Política Nacional de Educação Permanente em Saúde
Foi instituída em fevereiro de 2004, através da Portaria 198/GM/MS. Ela busca transformar do trabalho em saúde, estimulando a atuação crítica, reflexiva, compromissada e tecnicamente eficiente. Além disso, visa também o respeito às características regionais e às necessidades específicas de formação dos profissionais que trabalham em serviços de saúde.